quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Adilson Troca busca informação sobre medicamentos para transplantados


Em atendimento aos diversos contatos recebidos pela Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos quanto a falta de medicamentos para transplantados, o presidente, deputado Adilson Troca, buscou informações junto a Secretaria Estadual da Saúde. A Ciclosporina 25mg e 50mg eram produzidas por dois laboratórios, porém, como o Laboratório EMS teve seu certificado de Boas Práticas suspenso pela ANVISA, o único fornecedor passou a ser a Novartis, que não conseguiu atender a toda demanda. 

A Coordenadora de Assistência Farmacêutica Substituta, Simone Pacheco do Amaral, informou que a Ciclosporina 100mg está disponível em estoque, com fornecimento regular, embora já esteja com estoque crítico. Como é de praxe em situações de falta de algum medicamento, a Secretaria da Saúde tentou, sem sucesso, empréstimo junto a outros Estados, uma vez que o problema com o fornecimento está acontecendo em todo país. 

O laboratório Novartis informou ao Governo do Estado que os lotes em fabricação estão em fase de análise de controle de controle de qualidade. A liberação deve ocorrer no final de outubro, o que permitirá o restabelecimento dos atendimentos no início de novembro. O problema, portanto, não se dá por problemas em licitação ou falta de recursos e sim por questões de produção. Os pacientes que necessitam dos medicamentos em falta devem procurar seus médicos em busca de alternativas.


O deputado Adilson Troca vai continuar acompanhando a questão através da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos da Assembleia Legislativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário