terça-feira, 20 de agosto de 2013

Doação de Órgãos: Canela mobilizada



Enquanto 28.147 brasileiros amargam a espera nas filas por um transplante, iniciativas surgem para ajudar a diminuir este sofrimento. A Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Adilson Troca (PSDB), busca fomentar ações pela conscientização da população e aumentar o número de doadores de órgãos. Nesta segunda-feira (19), a convite do vereador Gilberto Cezar, Troca participou do ato de instalação de uma frente municipal de incentivo a doação de órgãos, em Canela.
Conforme dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos ( ABTO), no primeiro semestre de 2013 o Brasil alcançou 13,3 doadores efetivos por milhão de habitantes, o maior índice já registrado. O Rio Grande do Sul contabiliza 18,5 doadores por milhão, mas o número ainda é insuficiente para atender a demanda por transplantes. Atualmente 1.334 gaúchos esperam por transplantes de rim, fígado coração, pulmão ou córneas.
Para o deputado Adilson Troca, que trabalha pela causa desde 2005, a questão é a conscimentização. “Reunimos poderes, entidades, sindicatos e organizações para levar o tema da doação ao máximo de pessoas possível. Doar órgãos é um gesto de amor ao próximo que salva vidas. É preciso conversar em casa com a família sobre este tema. Aqui em Canela temos a alegria de contar com a parceria do Gilberto Cezar, que certamente vai mobilizar a comunidade em favor desta causa tão nobre”, ressaltou.

O Vereador Gilberto Cezar é autor do Projeto de Lei nº 21/2013 que dispõe sobre o incentivo e publicação de informações relativas à doação de órgãos no município de Canela. Fica assegurado as pessoas que doarem, em vida, órgãos à serem transplantados, quando de sua morte, o direito de manter a sociedade e os familiares informados sobre sua disposição de vontade formalizada em termo de doação por elas subscrito e confiado ao Poder Público Municipal. Adilson Troca é autor da Lei 13.822, que trata do assunto em nível estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário