quinta-feira, 3 de maio de 2012

Facebook anuncia opção de doação de órgãos no perfil da rede social

Clipping do Blog do Naninho:

Facebook anuncia opção de doação de órgãos no perfil da rede social

Usuário poderá especificar quando se registrou para doar órgãos. Rede social não divulgou em quais países a opção está disponível.
Já gostava muito da rede social mais famosa e acessada do mundo, o Facebook. Mas agora virei fã e admirador depois da notícia da nova, incrível e solidária funcionalidade da rede, o Organ Donor (Doador de órgãos).
A ideia é o usuário dizer publicamente aos seus amigos que é um doador de órgãos.
Com isso fica registrado perante vários amigos a vontade e solidariedade da pessoa em doar os seus órgão e salvar vidas se o pior acontecer, não ficando mais por conta da família, que por muitas vezes não concordam em doar os órgãos por falta de informação mesmo que a pessoa tenha dito que queria doar.
facebook-doacao-de-orgaos
O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou o plano da empresa de incentivar os usuários a compartilhar suas informações sobre doação de órgãos na rede social, junto com sua data de nascimento e escolaridade. A partir desta terça-feira (1), os usuários poderão dizer na linha do tempo se são doadores de órgãos.
"O que nos impressionou nos últimos oito anos foi como as pessoas usam essas ferramentas sociais para falar sobre questões e desafios importantes para suas comunidades", escreveu Zuckerberg, em um comunicado oficial.
"Hoje, mais de 114 mil pessoas nos Estados Unidos, e milhões em todo o mundo, estão à espera de um transplante de rim, coração ou fígado, que salvará suas vidas", acrescentou Zuckerberg. "E acreditamos que, simplesmente dizer às pessoas que você é um doador de órgãos, o poder de compartilhar e de se conectar, pode desempenhar um papel importante".
facebook-doacao-orgaos
Para ativar a opção, o usuário deve ir a sua linha do tempo e clicar em "Evento cotidiano". Depois, selecionar "Saúde e bem-estar" e escolher "Doador de órgãos". Lá, o usuário poderá mostrar quando e onde ele foi registrado para ser um doador e contar sua história.
Assim como outros dados pessoais, o usuário também pode escolher com quem ele quer compartilhar a informação. Para isso, ele deve clicar nos controles de privacidade. A informação sobre doação de órgãos irá aparecer na linha do tempo e no perfil do usuário.
Os executivos da rede social consideraram que o Facebook pode desempenhar um papel importante para conscientizar as pessoas sobre os benefícios da doação de órgãos pelo mero fato que os usuários contem a seus amigos que são doadores.

Em uma participação no programa "Good Morning America", da rede de televisão "ABC", Zuckerberg disse que teve a ideia de acrescentar a opção de doador ao Facebook por causa de sua namorada, que é pediatra, e que também encontrou inspiração em seu mentor Steve Jobs, que passou por um transplante de fígado na luta contra o câncer.

"Esperamos construir ferramentas que ajudem as pessoas a transformarem a forma na qual solucionamos os problemas sociais globais juntos", comentaram Zuckerberg e Sandberg.
O Facebook não divulgou em quais países a opção está disponível. Por enquanto, usuários brasileiros ainda não têm acesso à opção na sua linha do tempo.
Então vamos lá pessoal, seja um doador de órgãos, salve vidas!

Referências

G1.com. Facebook anuncia opção de doação de órgãos no perfil da rede social. Brasil, 2012. Acessado em Mai, 01 - 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/05/facebook-anuncia-opcao-de-doacao-de-orgaos-no-perfil-da-rede-social.html>
Tecnologia.terra.com. Usuários do Facebook podem se declarar doadores de órgãos na rede social. Brasil, 2012. Acessado em Mai, 01 - 2012. Disponível em: <http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5748834-EI12884,00-Usuarios+do+Facebook+podem+se+declarar+doadores+de+orgaos+na+rede+social.html>
Abcnews.go.com. New Facebook Tool Helps Organ Donors "Share Life". Estados Unidos, 2012. Acessado em Mai, 01 - 2012. Disponível em: <http://abcnews.go.com/Health/abc-news-exclusive-facebook-tool-helps-organ-donors/story?id=16244991>

Nenhum comentário:

Postar um comentário