quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Adilson Troca busca informação sobre medicamentos para transplantados


Em atendimento aos diversos contatos recebidos pela Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos quanto a falta de medicamentos para transplantados, o presidente, deputado Adilson Troca, buscou informações junto a Secretaria Estadual da Saúde. A Ciclosporina 25mg e 50mg eram produzidas por dois laboratórios, porém, como o Laboratório EMS teve seu certificado de Boas Práticas suspenso pela ANVISA, o único fornecedor passou a ser a Novartis, que não conseguiu atender a toda demanda. 

A Coordenadora de Assistência Farmacêutica Substituta, Simone Pacheco do Amaral, informou que a Ciclosporina 100mg está disponível em estoque, com fornecimento regular, embora já esteja com estoque crítico. Como é de praxe em situações de falta de algum medicamento, a Secretaria da Saúde tentou, sem sucesso, empréstimo junto a outros Estados, uma vez que o problema com o fornecimento está acontecendo em todo país. 

O laboratório Novartis informou ao Governo do Estado que os lotes em fabricação estão em fase de análise de controle de controle de qualidade. A liberação deve ocorrer no final de outubro, o que permitirá o restabelecimento dos atendimentos no início de novembro. O problema, portanto, não se dá por problemas em licitação ou falta de recursos e sim por questões de produção. Os pacientes que necessitam dos medicamentos em falta devem procurar seus médicos em busca de alternativas.


O deputado Adilson Troca vai continuar acompanhando a questão através da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos da Assembleia Legislativa. 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Outubro Rosa: Uma causa de todos


O Movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama.
Os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno.
No site especial do INCA você pode conferir mais informações:
http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/cancer-de-mama.asp