terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sexta-feira (27) é dia do Doador de Órgãos: Ajude esta causa



O Brasil vivencia a semana do Doador de Órgãos, com encerramento nesta sexta-feira (27), Dia do Doador de Órgãos. A Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, coordenada pelo deputado estadual Adilson Troca, convida a todos os parceiros e a população em geral a somarem-se ao movimento pelo aumento no número de doadores realizando ações de conscientização e divulgação da causa.
No blog www.serdoador.blogspot.com e na Fanpage www.facebook.com\soudoador, mantidos pela Frente, são disponibilizadas informações, imagens e vídeos alusivos ao tema. O objetivo é aproximar a questão da doação de órgãos do cotidiano das pessoas, acabando com dúvidas e preconceitos. “Ser doador é um gesto de amor. Para salvar mais vidas é necessário levar esta mensagem ao máximo de pessoas e neste sentido toda iniciativa e manifestação contribui”, explica Adilson Troca.
Esta semana estão sendo realizadas diversas ações por entidades parceiras para potencializar ainda mais o alcance da campanha de estímulo à doação de órgãos. Em Rio Grande será instalado um estande de divulgação no Largo Dr. Pio. Já Em Porto Alegre, será instalado um estande na Assembleia Legislativa e haverá Culto Ecumênico na Catedral Metropolitana. A Santa Casa Santa Casa de Porto Alegre realizará um Flash Mob em alusão a fila de espera por transplantes.
Em âmbito estadual, a Frente trabalha também pela regulamentação da Lei de autoria do deputado Troca que cria o Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos. Pela legislação federal a decisão de doar ou não os órgãos cabe a família da pessoa. A lei estadual contribuirá com um banco de dados confiável que referencie a vontade da pessoa de ser doadora.
Números
A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos ( ABTO) divulgou em agosto relatório sobre a situação da doação de órgãos no primeiro semestre de 2013. O Brasil alcançou 13,3 doadores efetivos por milhão de habitantes. O Rio Grande do Sul supera a média nacional e contabiliza 18,5 doadores por milhão. Para o coordenador da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, deputado estadual Adilson Troca, os números mostram avanços, mas ainda é preciso fazer mais para ampliar o número de doadores e diminuir o sofrimento de quem espera por um transplante.

Atualmente 28.147 brasileiros estão na fila de espera por órgãos. No Rio Grande do Sul, aponta a ABTO, 1.334 pessoas necessitam de transplantes de rim, fígado coração, pulmão ou córneas.