quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novo Registro de Identidade poderá informar se a pessoa é doadora de órgãos

O novo Registro de Identidade Civil (RIC) será semelhante a um cartão de crédito e trará uma série de praticidades. Em seus campos de inscrição, o cartão do RIC mostra o nome, sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e de validade do cartão. Existe ainda um campo de observações optativo que pode trazer outras informações, como tipo sanguíneo e se a pessoa é doadora ou não de órgãos
A implantação do novo documento será gradual e inicia ainda em 2011 em alguns estados como o Rio de Janeiro e Bahia. Além de identificar o número do RIC, esse novo cartão também reúne dados de outros documentos, como RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), Título de Eleitor, PIS (Programa de Integração Social), Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação
Saiba mais na matéria do Governo Federal.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hoje é Dia do Doador de Órgãos! Estenda a mão a esta causa


Nesta data tão especial, o coordenador da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca, convida a todos a conversarem com seus familiares e amigos sobre a importância de ser doador.

Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/soudoador

Ajude a divulgar esta causa!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Adilson Troca: 27 de Setembro é Dia do Doador de Órgãos

Nesta terça-feira, 27 de setembro, celebra-se o Dia do Doador de Órgãos. A data é uma oportunidade para difundir a causa e sanar dúvidas sobre o assunto. O coordenador da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca, convida a todos a conversarem com seus familiares e amigos sobre a importância de ser doador.


Atualmente o Rio Grande do Sul ocupa o quinto lugar entre os estados brasileiros na realização de transplantes. “A única maneira de diminuir a angústia de quem sofre nas filas de espera por transplantes é aumentarmos o número de doadores. Por isso, trabalhamos pela conscientização. Doar órgãos é um gesto de amor ao próximo”, afirma Adilson Troca.

Conforme a legislação, quem tem a palavra final sobre a doação é a família, por isso é fundamental que a pessoa converse em casa sobre sua opção de ser doador. Mais informações sobre doação de órgãos e transplantes estão disponíveis em www.serdoador.blogspot.com.

Nesta segudna-feira o deputado Adilson Troca participou do seminário Atualização em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes: A busca de um novo cenário em tempo de mudanças, promovido pela Central Estadual de Tranplantes, da Secretaria Estadual da Saúde. Na ocasião diversas autoridades e entidades ligadas a área discutiram maneiras de melhorar o processo de doação.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bom Dia Rio Grande destaca a Campanha de Doação de Órgãos

O telejornal Bom Dia Rio Grande, da RBSTV, apresentou na manhã desta segunda-feira (12), a reportagem da jornalista Cristine Galissa sobre a importância da doação de órgãos. Confira no video disponibilizado pelo ClicRBS:

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Apenas 40% das famílias autorizam a doação de órgãos

Clipping do BOM DIA:

No Brasil, em 60% das situações de possível transplante, a família da pessoa morta diz não; aproveitamento supera a marca de 80% na Espanha 

Juca Guimarães, Agência BOM DIA
Nos seis primeiros meses do ano, o percentual de autorizações para a doação de órgãos no país foi de 40%. Em São Paulo, ela ficou em 34%, superando, por exemplo, o Rio de Janeiro, que teve aproveitamento de 21,4% nos casos de potenciais doadores que tiveram os órgãos transplantados para outra pessoa após a autorização dos familiares. Na Espanha, porém, tal índice é de 80%, ou seja, apenas duas em cada dez famílias dizem não à doação de órgãos quando questionadas pelos profissionais de saúde.
O presidente da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), Tadeu Thomé, acredita que a falta de informação é a responsável pelo baixo desempenho nas doações.
“As famílias, muitas vezes, não sabem qual era a vontade do parente morto em relação à doação de órgãos”, disse.

PreparoOutro fator que interfere negativamente na decisão familiar é a preparação do profissional que faz a proposta. “É uma tarefa difícil. Existem vários cursos de capacitação para esses profissionais nessa etapa importante da doação. Até se sentir seguro nesta tarefa, o profissional deve ser acompanhado por outro mais experiente”, disse Thomé.
A professora Sônia Perroti autorizou a doação das córneas do marido, José Paulo, morto em 1992, vítima de um assalto. A filha do casal, Paola Perroti, que na época tinha 5 meses de idade, apoia a doação.

BOM DIA - Como foi a decisão de doar os órgãos de seu marido?
SÔNIA PERROTI - Ele sempre desejou ser doador. Quando ele morreu, foi meio automático. Perguntaram para mim se eu desejava algo e eu disse: “Doar os órgãos”. Só as córneas puderam ser aproveitadas por conta do tipo de morte.

O que mais pesou em favor da doação dos órgãos?
O fato de que ambos sempre discutíamos esse assunto e sempre foi nossa opção sermos doadores de órgãos.
Você procurou alguma informação sobre o paciente que recebeu a doação?
Posteriormente eu conversei com a assistente social do hospital sobre isso, mas esse tipo de informação é confidencial.

O que vocês diriam para uma família que tem dúvidas sobre doar ou não os órgãos?
Doar é um ato de amor ao próximo, de altruísmo. Quem está vivo, precisa dos órgãos para permanecer vivo.
PAOLA - Eu me sinto bem em saber que tem alguém enxergando por causa da decisão de minha mãe de doar as córneas. É um ato de generosidade com alguém que precisa e traz paz para a família do doador.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cadastro de Doadores de Órgãos proposto por Adilson Troca é aprovado na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (06), o parecer favorável do relator Adroaldo Loureiro (PDT) ao PL 25/2011, proposto pelo deputado Adilson Troca (PSDB). O projeto cria um registro público das pessoas que manifestarem em vida seu desejo de doarem órgãos. A intenção, conforme Troca, é a de criar um banco de dados confiável que auxilie a família no momento de decidir sobre a doação de órgãos.

O deputado Adilson Troca, coordenador da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, explica que a intenção é ampliar o numero de doadores “Através da Frente, com as entidades parceiras, estamos realizando uma campanha de divulgação e conscientização. Este projeto de lei melhora a legislação sobre o tema. Estamos atuando em diversos setores para garantir o direito a vida de quem necessita de um transplante”, ressalta.
 
Mais informações sobre Doação de Órgãos estão disponíveis em http://www.serdoador.blogspot.com/

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Doação de Órgãos: UFCSPA

Este video foi produzido pelas estudantes de enfermagem da UFCSPA, grupo da aluna Rayssa Duarte, para a cadeira de Doação e Transplante, cuja responsável era a Dr.Clotilde Garcia. O trabalho foi proposto por Lúcia Elbern, da ONG ViaVida. O grupo também criou um evento no Facebook para promover a Doação de Órgãos